sábado, 15 de maio de 2010


Administração


Porque as pessoas não fazem o que se espera delas?

Eu faço o meu trabalho da melhor forma possível. Não fico pensando na melhor desculpa a dar para o meu chefe, ao meu cliente. Preocupo-me em fazer funcionar. No máximo a gente tenta negociar o prazo ou consegue alguém para ajudar, de forma que a coisa saia e funcione bem, evitando ou diminuindo problemas futuros.

Trabalhando com tecnologia a gente acostuma com a insatisfação do cliente. Sempre tem uma coisa a mais que não foi solicitada ou não foi bem explicada, mas trabalhamos para que esta insatisfação seja mínima e apenas por estes motivos, não por falha nossa.

Quase todo mundo que eu conheço age desta forma. Trabalha sério e procura cumprir com suas obrigações.

Porque na política e na administração pública não é assim?

O que faz essas pessoas diferentes de nós? Não cumprem suas promessas e obrigações, e especializam-se em dar desculpas e em repassar a responsabilidade. Quando se candidatam a qualquer cargo, prometem o céu, pois sabem que ao assumirem, poderão empurrar com a barriga indefinidamente ou colocar a culpa em alguém.

A impressão que se tem, olhando daqui de fora, como simples cidadão, ignorante dos meandros e complicações da administração pública, é que os caras só fazem o que não da para evitar.

Existem as demandas, existe a equipe, existe o material ou a verba para a sua compra ou para alguma outra despesa, existe tempo, enfim, toda a logística para realizar qualquer das tarefas ou obras, mas a coisa não anda. Não sai do papel.

Ando pelas ruas temendo por minhas articulações ou pela suspensão do carro, dependendo do caso, pois as “calçadas” e as ruas competem em má conservação. Se preciso saber para que lado ir, tenho que perguntar, pois as placas de sinalização e de orientação estão ilegíveis, amassadas, depredadas ou pior, sumiram. Só tem o poste onde deveria ter uma placa.

Aliás, foi por isto que resolvi escrever. Nunca vi nada parecido, e olha que já não cozinho na primeira fervura. As placas descascando a pintura, perdendo as letras.

Impressiona o abandono geral. Calçadas e ruas intransitáveis, parques e praças abandonadas, paradas e corredores de ônibus, tudo imundo e caindo aos pedaços.

Ainda bem que este ano tem eleição, mesmo não sendo para prefeito, nestes períodos o governo aparece de forma intensa na cidade.


É brabo...


Aquele abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário