terça-feira, 9 de outubro de 2012

Amizade



Hoje eu to triste, e não é porque a novela ta acabando, nem pelo resultado da eleição, nem porque ta chovendo e eu não posso sair de moto.
Estes seriam motivos para me entristecer, mas essas coisas são pequenas, corriqueiras, a gente acaba superando.
Pra isso que serve a vida. Desde pequeno a gente aprende a sofrer, a lidar com as frustrações e dar a volta por cima. De uma forma ou de outra, as coisas ruins acontecem, nos abalam e com o passar do tempo vão perdendo a importância, vão ficando para trás.
O que me entristeceu hoje foi algo muito mais sério. Algo com o que eu não sei lidar muito bem.
A tristeza da minha filha.
Sempre foi assim, com ela e com o mano dela. Com crianças em geral, pela perda fracionada da inocência que causam os pequenos sofrimentos da infância, e filhos são sempre crianças para os pais.
Não posso ver uma criança sofrendo. Muito mais meus filhos.
Chorar pela dor de um machucado, pela perda em um jogo ou brincadeira é normal e acho que da mesma forma vai preparando para dores maiores, mas aquela lágrima sofrida causada por decepção, traição, violência, é muito doída e dói em mim também.
Os corações puros não conseguem entender as razões e por isto sofrem, por não verem lógica em determinados comportamentos. Pais violentos, amigos infiéis, estas coisas.
Com o passar do tempo e com as experiências da vida, vão conhecendo melhor as pessoas, diferenciando umas das outras. Entendendo um pouco a natureza humana passam a se proteger. Com sorte no decorrer da vida não se tornarão pessoas amargas e entristecidas.
Hoje ela chegou do colégio e disse que estava muito triste. A princípio pensei que fosse uma de suas brincadeiras, mas quando começou a contar e não conseguiu terminar, com a voz embargada pelas lágrimas, percebi que a coisa era séria.
Ela tem poucas amigas e ama suas amigas. Hoje, por algum motivo a relação com algumas do colégio não está boa, o que a levou a imaginar um distanciamento maior e permanente.
Ela tem outras amigas, outros amigos, namorado; também já passou por situações parecidas em outros tempos e sofreu da mesma forma. Tomara que ela esteja enganada e que eu esteja com a razão ao pensar, que se trata apenas de uma crise e que daqui a uns dias tudo voltará ao normal, mas novamente, o que me doeu foi aquele olhar. Não entender o que está acontecendo, a decepção, a perda.
Torço para que isso passe logo e que voltem a ser a mesma turma unida e animada de antes, que se não puder ser assim, que ela supere logo e que permaneça a mesma pessoa alegre e sonhadora, não se deixando endurecer pela vida, torço ainda para que elas leiam este texto e se dêem conta do quanto uma significa para a outra, saibam do valor das amizades sinceras, percebam que as pessoas mudam, que têm cada uma seus problemas, seus sonhos e realidades, que crises ocorrem sempre, mas que este sentimento não acaba.


Aquele abraço!

Um comentário:

Andrea Cohen disse...

Lindo texto. Me emocionei. Parabéns!

Postar um comentário