domingo, 25 de julho de 2010

A mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo...


Uns tomam coca light, outros zero.

Uns vigiam o peso, outros ganham.

Uns separam o lixo, outros reciclam.

Uns reciclam o lixo, outros digerem.

Uns segregam, outros agregam.

Uns condenam, outros conversam.

Uns observam, outros absorvem.

Uns contemplam, outros completam.

Uns navegam, outros aportam.

Uns viajam, outros racionalizam; mantém os pés no chão e a mente focada, o que não é o meu caso. Fico mais para viajante. Não fisicamente, mas um viajante mental, se é que da pra dizer isto.


Achei interessante o que uma prima-cunhada falou em um encontro familiar esses dias, ao ser questionada sobre qual refri beberia:


- Tem guaraná normal e Zero, qual tu prefere?

- Zero! Esta hipocrisia eu preciso manter... Respondeu ela sorrindo.


Foi apenas uma forma bem-humorada de dizer que, no fundo ainda mantinha a esperança e a confiança em si mesma. Que apesar de todos aqueles salgadinhos e docinhos, a determinação dietética jazia adormecida em algum recanto da sua alma.


Acho que é bem isso, né? A gente tenta e acredita sinceramente que um dia vai conseguir, seja o que for aquilo que ainda não conseguiu; emagrecer, parar de fumar, começar a dançar, separar o lixo, ser mais legal, menos trouxa, qualquer coisa que exija mais do que meter a mão no bolso e mandar trazer.


Temos a sincera convicção da força de vontade necessária, a determinação, a coragem, então começamos. Tomamos a iniciativa e seguimos todos os passos que sabemos necessários naquela direção para alcançar nosso objetivo. Estamos fazendo tudo certo, mas demora muito! Demora tanto que resolvemos dar uma checkada, e aí constatamos que, o que fizemos, mesmo com toda a boa vontade, não era bem o que deveria ter sido feito.


E agora? Desisto de tudo? Recomeço? Sento e choro?


Podemos ter a mesma atitude da Ana; relaxar e deixar pra continuar mais tarde, mantendo a postura e a esperança. Podemos enlouquecer e desistir de tudo, mandar tudo às favas. Podemos parar para avaliar os erros e acertos, e começar tudo de novo; com tranquilidade ou mesmo no desespero. Cada pessoa reage à sua maneira, independentemente do tipo de situação ou da gravidade dela.


Particularmente, prefiro relaxar e decidir com serenidade e sabedoria. Óbvio que, na maioria das vezes a sabedoria fica pelo caminho, mas a serenidade eu costumo manter. Relaxa, respira fundo, alinha a coluna e vam’bora...


Aquele abraço!


6 comentários:

lucia disse...

bela crônica para comemorar seu aniversário!
seu sentir me lembra Manoel de Barros:
"quem anda no trilho é trem de ferro,
sou água que corre entre pedras:
liberdade caça jeito."

Unknown disse...

Excelente texto!
Um boa leitura para este Domingo que começa preguiçoso!

Paulo Hoff disse...

tá ficando bom nisso hein..
eu vou de coca zero...
hehehehe
abraço.

Hector Nievas disse...

Muito bom. Me identifiquei com a mesagem implícita de positivismo que deveriamos aplicar em nossas vidas, em todo o tempo possível. Abs

Anônimo disse...

Aproveito a ocasião para parabeniza-lo pelo aniversário! Que esta felicitação se estenda por todo ano, já que estou com um mês de atraso!!! Sucesso pra ti Poty. Marta Forgiarini

Anônimo disse...

e agora chega a hora em que a decisao é zero e
pouco importa o valor da conta...

Postar um comentário